Pular para o conteúdo

Livro: De gênio e louco todo mundo tem um pouco

29/12/2009

vQuanto ao título do livro, eu concordo. Quanto ao conteúdo, sofrível!

Lembram-se que eu disse que ganhei um livro da minha cunhada? Pois é; ganhei o livro do título deste artigo. Hoje irei fazer uma avaliação do livro, lembrando que não sou crítico de leitura, não sou nenhum catedrático ou hábil mestre das letras. Irei opinar como um leitor, um fã de livros, alguém que se esforça para entrar em uma livraria e sair de mãos abanando.

Confesso que já olhei esse livro nas livrarias de Congonhas, mas apenas a capa amarela me chamou a atenção. Lendo a sinopse na quarta capa vi que era um livro de autoajuda, e o estilo definitivamente não me agrada.

O livro de Augusto Cury conta a história de dois personagens retirados da “saga” O Vendedor de Sonhos. Os dois personagens maltrapilhos, vagabundos e  malucos são Boquinha e Prefeito. Os dois mostram ao mundo uma forma diferente de encarar a vida, não a levando tão a sério, rindo da própria desgraça e mantendo sempre o bom humor e certo grau de insanidade. A ideia do livro é interessante, mas o desenvolvimento por parte do autor é muito ruim.

Augusto Cury me parece um escritor amador. Sua linguagem é superficial, os acontecimentos não possuem uma boa conexão entre si. Do nada aparece um cara querendo se suicidar (são dois episódios assim no livro); do nada inventam fazer uma peça de teatro e não mais que de repente um dos personagens tem experiência teatral. Os personagens não têm vida, são muito superficiais, a descrição dos lugares não te permite mergulhar dentro do livro e imaginar a cena de forma vívida.

E a pior parte: o tempo todo Cury ficando dando indiretas e tentando dar lições de moral. Entendo que isso é a essência de um livro de autoajuda, mas confesso que é um saco ter mensagens subliminares sendo esfregadas descaradamente na sua cara. Cury não é nem um pouco sutil, ele simplesmente escarra sua ideia na sua frente. E da mesma forma que a lição de moral vem ela vai, não sendo mais explorada ao longo do livro.

Cury é um autor que eu não recomendo. De gênio e louco todo mundo tem um pouco é um livro que eu não recomendo. O vendedor de sonhos é um livro que eu não pretendo ler de forma alguma.

Eu li o livro até o fim para dar uma chance ao autor, mas o bom-senso me dizia para parar na metade do texto. Confesso que no fim o livro ficou mais interessante. Cury resolveu escrever de uma forma mais profissional, fazendo diálogos mais inteligentes e tornando a história um pouco mais profunda. Ainda assim alguns fatos ficam soltos e não fazem nenhum sentido na linha temporal do texto. Da mesma forma que alguém quase morre, esse alguém recupera a saúde e sai caminhando normalmente.

Livro: De gênio e louco todo mundo tem um pouco
Autor: Augusto Cury
ISBN: 9788560096671
Editora: Academia
Ano: 2009
Edição: 1
Número de Páginas: 208
Acabamento: Brochura
Formato: 23 x 16 cm
Preço: 12,80 a 20,40 (fonte: buscapé)
Nota: zero!

10 Comentários leave one →
  1. Érica permalink
    30/12/2009 22:36

    OK!!! OK!!! ENTENDI!!!!!

  2. 12/05/2011 15:10

    cara tudo bem que vc não gosto do livro e tal mas não precisa redicularizar o autor. Se não gosto desse livro então vai ler crepusculo lua nova, harry potter.

  3. 13/12/2011 00:22

    Claro que você não entendeu, meu bem. Se ao menos lesse “O Vendedor de Sonhos como sugere a sinopse teria informações sobre o suicídio. Completamente amadora!

    • Enezio Viana Neto permalink
      03/11/2012 21:11

      Eu já lir os dois livros da saga “O vendedor de sonhos”, “Mestre dos mestres”, “Pais brilhantes professores fascinantes”, “Treinando a emoção para ser feliz”, “O código da inteligência”, “O futuro da humanidade” e “Dez leis para ser feliz”. Acho que nem preciso dizer o quanto eu gosto dos livros desse autor, são dignos de críticas é lógico, mas são excelentes livros, você começa a leitura e só consegue parar de lê quando termina…

      • Roger permalink
        10/05/2014 23:00

        Excelentes?!!! Tem, mesmo, gosto pra tudo… Quem chama os livros desse picareta de “excelentes”, provavelmente, nunca abriu as páginas de uma obra de Aloisio Azevedo, Graciliano Ramos, Rubem Fonseca…

  4. 26/11/2012 23:14

    ” lembrando que não sou crítico de leitura, não sou nenhum catedrático ou hábil mestre das letras” Com certeza que não és mesmo! Simplesmente inacreditável o adjetivo atribuído ao Dr. Augusto Cury: amador! Pesquise sobre o autor e verás que não é bem assim como pensas.
    Claro que tens o direito de não gostar da obra literária, mas daí a fazer uma crítica destrutiva já é outra história.
    #indignada

  5. 04/06/2013 20:20

    O livro e uma saga ok? então o episodio do suicido esta intimamente ligado a outros livros, então vamos lá começa a lê os outros livros, e da uma reformulada nesse post!

  6. Roger permalink
    10/05/2014 22:57

    Augusto Cury é ridículo a começar pelos títulos de seus livros: amontoados de pieguice e frases feitas e/ou manjadas. Uma vergonha que, neste Brasil de Graciliano, Machado, João Cabral, Ligya Fagundes Teles, Érico Veríssimo, etc., o atual mercado editorial esteja relegado aos Curys, Gasparettos e Marcelos Rossis da vida.

  7. 22/04/2015 08:01

    Só te achei um chato. Seu site é um que não indico. Não é defendendo livro e nem autor, você é chato mesmo.

  8. Lucas permalink
    02/05/2015 14:31

    Amigo Roger, você apenas gosta da literatura brasileira em relação aos fatos históricos registrados. Excelentes escritores mencionaste. Contudo, as obras do Augusto Cury são voltadas a área da psicologia. Ele aborda sobre as mazelas humanas. De forma inteligente e instigante ele expande o grau de consciência de quem lê suas obras. Realmente suas obras são dígnas de respeito.

Deixe um comentário